Saúde para o seu cabelo

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É importante a aplicação de produtos capilares para uma boa limpeza e preservação dos fios, mas também é extremamente necessário ter uma boa alimentação para ajudar a manter não só o corpo, mas também os fios dos cabelos saudáveis, além de deixá-los fortes, bonitos e brilhantes. A seguir você poderá conferir uma lista que contém diversos alimentos que ajudarão no crescimento saudável de seus fios.

Cenoura: Contém dois principais nutrientes, o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante, que evita a perda de pigmentos que podem deixar o cabelo grisalho. Já o segundo ajudará na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e vai interferir na produção da oleosidade natural do fio. Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.

Espinafre: O ferro que contém no espinafre, é um mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos, nutrindo assim, os folículos capilares. Sem ele, ocorrerá a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar. Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.

Aveia: Este grão contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. Ele contém também vitaminas do complexo B e zinco. O segundo ajuda a controlar as mudanças hormonais que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo. Quantidade ideal: 1 colher de sopa.

Salmão: Além de ser uma incrível proteína, é importante devido a ótima quantidade de ácido graxo, ômega 3 e selênio. Juntos, combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar. Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos 3 vezes por semana.

Laranja: O benefício para o cabelo está na parte branca que envolve os gomos, chama-se pectina, que contém fibras que vão ajudar a varrer as toxinas do organismo, que em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento de caspas. Quantidade ideal: 1 unidade por dia.

 Morango: Esta fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Com isso, os fios crescem mais rápido, resistentes e com menos problemas de quedas e ressecamento. Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

Iogurte Magro: Além dos aminoácidos que fortalecem a fibra capilar, o iogurte traz vitaminas do complexo B, que favorecem o depósito de queratina no fio, deixando-o mais resistente. Quantidade ideal: 1 copo (200 ml) por dia.

Castanha do Pará: Ela merece espaço na sua dieta por oferecer zinco, a carência dele deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho. Se a dose ideal for sempre ingerida, proporcionará o melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda a reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação do couro cabeludo. Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

Fonte: BoaForma