O que acontece com os cosméticos após o vencimento?

iStock_000009476578_Medium

Uma dúvida entre a maioria das mulheres é o que acontece com os produtos cosméticos disponível no mercado de beleza após o vencimento. Enquanto algumas das mulheres continuam utilizando os produtos normalmente para não desperdiçá-los, outras jogam os cosméticos fora assim que percebem a data já alcançada. Mas então, o que você acha que acontece com os cremes e maquiagens após o vencimento?

Seja um batom, creme, desodorante, maquiagem, máscara, óleo, perfume, protetor solar, shampoo ou um tratamento, os produtos cosméticos disponíveis no mercado de beleza perdem seus efeitos após a data de vencimento ser acusada em suas respectivas embalagens. Não apenas se deve dispensar estes produtos, como também observar nas prateleiras, ao comprar, se estes produtos já não estão com seu prazo de validade a vencer nas lojas. Utilizar produtos vencidos na pele pode ocasionar problemas tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.

Um produto cosmético vencido é exatamente igual a um alimento ou bebida vencida. É possível detectar com claridade alguma modificação na consistência. Um exemplo de modificação é o cheiro destes produtos que passa a ser diferente, sejam eles para o rosto, para a pele ou para os cabelos.

Ao longo dos dias vencidos, estes ingredientes estragados culminam na formação de bactérias e fungos, entre as outras pragas que podem ocasionar alergia, infecção e irritação na pele caso sejam utilizados. Para evitar estas pragas antes mesmo do vencimento, feche bem as embalagens imediatamente após o uso. O ideal é separar um pouco do produto e fechá-los durante a aplicação.

Caso você aplique algum produto, e perceba a validade durante o uso, notando alguma coisa diferente no rosto, como coceira, por exemplo, basta lavar a pele com água corrente, evitando o álcool, os demaquilantes ou qualquer outro tipo de produto. Quando há uma reação, substâncias aplicadas podem piorar a situação ou ainda ocasionar queimadura. Após lavar o rosto com água corrente, é importante procurar um médico especialista imediatamente para o próprio receitar a solução ideal para o seu caso.

Fonte: PatricinhaEsperta