Fatores de Proteção Solar

 

 

Para deixar a pele sempre perfeita, temos que ter todo cuidado com ela, principalmente em estações quentes como o verão!

post blog hanova-fps

O FPS faz mesmo diferença?

Faz sim, mas o segredo é aplicar a quantidade certa de protetor solar. Por exemplo, no rosto, o ideal é espalhar uma quantidade equivalente a uma colher de chá. Passar uma camada fina do produto faz com que se perca até um terço da proteção indicada no rótulo. Se o seu produto tem FPS 30, mas a camada aplicada for muito fina, você pode acabar se expondo ao sol com na verdade FPS 15 de proteção. Então quanto maior o FPS, mais suas chances de estar protegida.

Quantas vezes o protetor deve ser reaplicado?

Se você não fica exposta ao sol em seu dia a dia, no trabalho, por exemplo, basta usar uma vez pela manhã e depois manter a proteção com uma maquiagem com FPS. Mas, na praia ou na piscina, é preciso repor uma vez a cada 2 horas, ou depois de nadar e transpirar.

Posso passar protetor solar facial no corpo?

Sim, não faz diferença na hora da proteção. Mas, como os produtos para o rosto não são tão fluídos, você pode ter mais dificuldade para espalhar a fórmula pelo corpo. Cuidado para não ficar manchada!

Se estiver chovendo também preciso usar fotoprotetor?

Sim! A radiação ultravioleta ultrapassa as nuvens, mesmo com o dia nublado. O fato é que você precisa aplicar o filtro mesmo se ficar sentada o dia todo dentro do escritório. De acordo com especialistas, a luz visível das lâmpadas e do computador também pode danificar a pele e causar manchas, portanto, na dúvida, não saia de casa sem o protetor.

O que usar para manter a pele hidratada?

No verão, o ideal é o uso de sabonetes com o ph em torno de 2.5 e 3, geralmente encontrado em sabonetes glicerinados e infantis. E por que essa escolha? O início de uma boa hidratação é não remover mais do que necessário à gordura da pele.

Quando aplicar o hidratante?

Depois do banho. A fórmula mágica é usar o produto até 3 minutos após a sua saída do chuveiro, com o corpo ainda um pouco úmido. Esse é o momento em que a pele está no seu melhor momento de absorção.

Pele oleosa também usa hidratante?

Se a oleosidade é pior em áreas como colo e costas, dispense a aplicação. Mas, se for no rosto, use produtos em gel ou sérum.

* Créditos:  Claudia Magalhães, dermatologista de Recife (PE).